Ecologia e Meio Ambiente

O que são Quedas d´água?

Quedas d´água são o resultado de quando o curso de um rio encontra uma considerável diferença no nível do terreno por onde ele passa. Esse desnível de terreno pode ser bastante grande.

Publicidade

As quedas d´água possuem grande valor, não apenas devido a sua beleza, como também pelas possibilidades que oferecem de geração de energia elétrica, através da construção de obras apropriadas. As condições para que se forme uma queda d´água são diversas, pode ocorrer que um rio passe sobre uma rocha resistente e grande e depois sobre uma outra menor e menos resistente, ocorrendo a erosão maior sobre a rocha de menor resistência formando assim um declive abrupto.

Em certos casos, a erosão faz com que as rochas sem grande sustentação acabem se desprendendo e formem a partir daí precipícios .Há também casos de afluentes que acabam se juntando ao rio principal, precipitando-se sobre abruptos.

Publicidade

Em locais onde há rochas fendidas, as quedas d´água são comuns. Podem se formam também em regiões que antes eram cobertas por geleiras. Devido a ação do gelo, os vales principais vão se afundando mais do que os outros, e ao desaparecer o gelo, a água rola pelos precipícios que marcam o limite entre os vales tributários e os principais.

As quedas d água podem receber diversos nomes diferentes, sendo eles, cascata, cachoeira, salto e etc. Porém com o passar dos séculos, a erosão da água acaba por transformá-las em uma corredeira. E neste caso só haverá um borbulhar de águas em torno das pedras que afloram a sua superfície.

O Brasil possui algumas quedas d´água admiráveis, como a cachoeira de Paulo Afonso, que está localizada no rio São Francisco.
As quedas d´água são denominadas Catarata, quando a queda da água é de grande caudal, o que faz obter uma forma de cortina. É denominada salto quando possui forma de esguicho, e de cascata quando a água desliza sobre uma série de declives.

Publicidade

Deixe uma resposta