O que são Recursos Naturais?

Por: Ananda Manica

Recursos Naturais são aqueles que a natureza oferece, e que podem ser aproveitados pelo homem. Estes recursos são: solo, água, reino vegetal, e uma grande parcela do reino animal.

Entre os recursos naturais, existem dois grupos, que são: recursos renováveis e recursos não renováveis.

O que são Recursos Naturais?

Os recursos renováveis são aqueles que a natureza pode produzir novamente, ou seja, aqueles que se renovem pelo próprio meio ambiente de maneira rápida a despeito do consumo, como os vegetais, os organismos vivos, a radiação solar, a água, a energia atômica e etc. Já os recursos não renováveis são aqueles que não se renovam em um período considerado razoável de tempo, são eles: petróleo, carvão, e diversos outros minérios.

Existem certos recursos que não se classificam em nenhum dos grupos, como o solo, pois ele pode se esgotar devido a erosão, a infertilidade e etc., porém pode se passageiro, ou demorar séculos para a sua recuperação. Já a água que é renovável, pode acabar em determinada fonte e levar séculos para jorrar novamente.

A distribuição destes recursos na terra varia grandemente, devido a fatores como o clima, a localização geográfica e também ao consumo. Em regiões mais férteis, isto ocorre devido a temperatura ser considerada amena, o solo ter uma boa composição química, e umidade relativa excelente. Em locais onde o solo é mais frio, ele se mantém congelado por bastante tempo, e em regiões onde a temperatura é quente demais e as chuvas são freqüentes, acaba ocorrendo inundações e tempestades que dificultam o cultivo de diversas culturas.

Diversos fatores auxiliam na disponibilidade de recursos naturais em determinado local, porém em locais onde essa disponibilidade é abundante, deve-se ter cuidado com o consumo excessivo e muitas vezes desperdiçado. Os recursos naturais são para todos, e seu desperdício pode causar problemas para toda a população do planeta. Existem diversas leis que visam proteger a fauna e a flora, assegurando assim a qualidade de vida dos seres vivos e do próprio meio ambiente.

Um comentário

  1. kellyane
    9 de janeiro de 2013

    achei muito legal

Deixe uma resposta