Ecologia e Meio Ambiente

O que são Relâmpagos?

Relâmpagos são aqueles clarões brilhantes, que possuem curta duração, e podem ser vistos frequentemente durante uma tempestade. Esse clarão brilhante é originado a partir de uma faísca de natureza elétrica, que é uma descarga de eletricidade através do ar. O resultado sonoro de um relâmpago é o trovão.

Publicidade

Quando há certas condições atmosféricas, as nuvens acumulam carga elétrica. Essa carga elétrica pode ser obtida do seu contato com camadas de ar carregado de eletricidade ou através da queda de gotículas de chuva nas mesmas condições. Quando as nuvens estão carregadas com eletricidade, tanto positiva quanto negativa, uma carga de sinal oposto é acumulada através de indução no solo, abaixo das nuvens, ou também em um grupo de nuvens próximas. É produzida então, uma grande diferença de potencial elétrico entre as nuvens e o solo, ou entre os dois grupos de nuvens, e quando essa diferença se acentua fortemente, ocorre à chamada descarga elétrica.

Existem dois tipos de relâmpagos, os relâmpagos nas nuvens que totalizam 70% do total, e os relâmpagos no solo que podem ser do tipo, solo-nuvem ou nuvem-solo.

Publicidade

A intensidade de um relâmpago é tanta que o ar que está ao seu redor acaba que literalmente explodindo. Isso ocorre devido ao calor produzido pela descarga elétrica, que é considerada mais quente que a própria superfície do sol.

O termo relâmpago se refere ao clarão produzido pela descarga elétrica e, por sua extensão, se aplica as descargas fracas entre as nuvens. Quando há a ocorrência de descargas fortes entre as nuvens e o solo, e vice versa, chama-se raios.

Deve-se ter muito cuidado com os relâmpagos, pois eles podem acabar atingindo o solo, principalmente em espaços abertos, eles podem atingir qualquer coisa que esteja de pé, atingem mais comumente peças de metal, árvores isoladas, postes e muitas vezes até as pessoas.

Publicidade

Deixe uma resposta