O que são Rins?

Por: Ananda Manica

Os rins são órgãos que possui como função livrar o organismo de certas substâncias consideradas residuais. O corpo humano possui dois rins, cuja forma se assemelha a de uma fava. Eles estão dispostos na região lombar, acima da pelve, um de cada lado da coluna vertebral.

O que são Rins?

O rim direito encontra-se um pouco mais abaixo que o rim esquerdo, a parte superior dos rins encontra-se a altura da décima segunda costela.
Nos adultos o rim tem um comprimento de cerca de 12 cm, largura de 6 cm e espessura de 3 cm. São recobertos de tecidos gordurosos, que possuem como finalidade os proteger e os manter na sua devida posição. Sobre a extremidade superior dos rins, estão as glândulas supra-renais. A parte externa dos rins é protegida por uma membrana bastante fina.

Os rins possuem grande importância para o bom funcionamento do organismo humano, pois eles representam um sistema de filtragem, que reúne e elimina muitos resíduos corporais. A urina é formada através da ação dos rins, ela é composta principalmente de água e minerais, como o cloro, fósforo, enxofre, sódio, potássio, cálcio, magnésio, ferro e também alguns produtos finais das proteínas. Os integrantes mais importantes da urina são a uréia, o amoníaco e o ácido úrico. A urina é mais pesada do que a água, pois a sua formação depende de milhões de pequenas unidades dos rins, que são denominadas nefrônios. Estima-se que cada rim contenha cerca de um milhão de nefrônios, que são somente vistos através do uso de microscópios.

Se o rim de uma determinada pessoa não funcionar corretamente, ou tem algum problema na filtragem de resíduos, ele pode ser substituído por outro através de da doação de órgãos. O paciente pode sim sobreviver tendo apenas um rim no organismo, se o outro funcionar corretamente.

Deixe uma resposta