Animais

O que são Roedores?

Roedores são animais pertencentes à classe dos mamíferos que possuem como hábito roer alimentos,

Publicidade

A maior parte dos roedores é de pequeno porte, como os esquilos, ratos e etc. Já o castor e o porco espinho são um pouco maiores. Em geral a alimentação de roedores é de origem vegetal. Eles são caracterizados anatomicamente pelos dentes, que são adaptados para que possam roer objetos mais duros. Possuem dois incisivos em forma de cunha, que crescem constantemente, o que faz o animal roer incessantemente para evitar o crescimento exagerado que impede a ingestão de alimentos e também muitas vezes acaba perfurando os lábios e gengivas. Apenas a porção anterior dos dentes dos roedores possui esmalte, a porção posterior é menos resistente, e desgasta com mais facilidade.

As garras dos roedores possuem adaptação para a ação de subir em locais mais altos e cavar. No castor, as patas traseiras e a longa cauda acabam facilitando a ação de nadar. Além dos animais já mencionados, as chinchilas, marmotas, porquinhos da índia e coelhos também são considerados roedores. A capivara, animal da América do Sul, é o maior dos roedores, chegando até 1,20 m de comprimento.

Publicidade

Os roedores habitam as mais diversas regiões do mundo, e seus costumem são muito diferentes de espécie para espécie. Há aqueles que preferem viver em tocas, como alguns esquilos, porém também há aqueles que são terrícolas, como os coelhos e lebres. Já os castores constroem abrigos bastante engenhosos, feitos de galhos, nas águas marginais dos rios.

Dentre todos os mamíferos existentes, são os roedores que representam o maior numero de espécies. Geralmente são considerados daninhos, principalmente os ratos, que transmitem doenças ao homem e são portadores de diversos parasitas transmissores de muitas moléstias. No Brasil pode ser encontrado três subordens de roedores: os ciuromorfos( esquilos e caxinguelês); os miomorfos(ratos) e os histricomorfos( ouriços, capivaras e etc).

Publicidade

Deixe uma resposta