Animais

O que são Sáurios?

Sáurios são répteis que possuem corpo comprido, cauda alongada e quatro patas, geralmente essas patas são bastante desenvolvidas, embora em certas espécies elas possam ser reduzidas, ou serem ausente. Os sáurios podem também ser denominados como lagartos.

Publicidade

Os que possuem as patas bem desenvolvidas, correm com rapidez, sendo que alguns deles o fazem sobre as duas patas posteriores, elevando a parte anterior do corpo. As formas ápodes(sem pernas) deslizam da mesma forma que as serpentes. Os chamados dragões voadores, ou dracos, possuem amplas membranas laterais, que lhes permitem pular de uma árvore para outra. Alguns são capazes de nadar, como faziam provavelmente seus antepassados bem remotos.

Publicidade

A alimentação dos sáurios é de vegetais, insetos, ovos, peixes, passados e pequenos mamíferos. Os lagartos (lacertílios) compreendem cerca de 2.800 espécies e são encontradas em todo o mundo.

Os lagartos e as lagartixas são geralmente de tamanho reduzido, cauda fina e tão comprida quanto seu corpo. Possuem pálpebras e tímpanos muito sensíveis e língua bífida. A maioria deles se alimenta de insetos, algumas poucas espécies se alimentam de caracóis e caranguejos.

Certos tipos dão nascimento a filhotes, mas a maioria põe ovos de casca mole, e o seu crescimento é bastante lento. O único lagarto considerado venenoso é o gila, e nenhum deles ataca o homem. A maioria pode soltar a cauda, desprendendo-a do corpo e regenerando-a logo depois. Alguns mudam de cor, porém apenas os verdadeiros camaleões da África mudam as cores e os motivos decorativos. Os iguanos, que são característicos da América tropical possuem crista vertical sobre a linha média de seu dorso, e atingem grandes proporções, até 1,6 m de comprimento, e a sua carne é bastante apreciada pelos povos indígenas.

Os camaleões de corpo comprido lateralmente possuem na cabeça uma crista arredondada, sua cauda é comprida e os dedos das patas são unidos entre si como se fossem pinças.

Publicidade

Deixe uma resposta