Animais

O que são Serpentes?

As serpentes são répteis com escamas córneas de diversas dimensões, formatos e também cores, que constituem a subordem dos Ofídios. Seus corpos são bastante alongados e delgados. A cabeça não possui muita diferença do resto do corpo. As dimensões das serpentes variam de cerca de 10cm até 10 m.

Publicidade

Não são todas as espécies de serpentes que são nocivas, aquelas cujo veneno é prejudicial ao homem são denominadas peçonhentas. Geralmente são ovíparas, porém algumas espécies são vivíparas. Possuem muitas vértebras, mudam a pele diversas vezes por ano e os olhos não possuem pálpebras, portanto permanecem abertos, mas cobertos por uma membrana transparente, e que também muda, assim como as escamas.

A pupila das serpentes pode ser redonda, ou também elíptica, colocada vertical ou horizontalmente. A boca apresenta grande numero de dentes, que são pontiagudos e dirigidos para o interior. Devido a este motivo, não são aptos a mastigar alimentos, servem apenas para reter a presa e empurrá-la para o fundo da garganta. As vítimas são sempre engolidas inteiras. Suas maxilas são frouxamente ligadas e a pele flexível permite que engulam animais muito maiores do que seu próprio corpo.

Publicidade

Muitas vezes, após engolir as vítimas vivas, elas ainda se debatem quando atingem a goela da serpente. Se a vítima for um lagarto-de-chifres ou um bagre, os seus espinhos podem acabar furando a parede do corpo da serpente, sendo isso fatal para ela. O sangue das serpentes é frio, isto é, a temperatura de seu corpo varia conforme o ambiente em que ela se encontra. Podem acabar morrendo se a temperatura for muito baixa, cerca de 0ºC, ou muito elevada, superior a 45ºC.

As espécies peçonhentas de serpentes, alem de possuírem dentes mas mandíbulas, possuem também no palato. Há dois dentes chamados presas ou dentes do veneno, que estão situados dos dois lados da mandíbula superior, que possuem internamente um canal, unido a glândula que contem o líquido venenoso.

Publicidade

Deixe uma resposta