Artes e Cultura

O que são totens

Vistos em filmes e desenhos, os totens são espécies de esculturas construídas por povos indígenas, onde cada figura tem um significado diferente.

Os totens, figuras esculpidas por índios, podem ser considerados diferentes, em cada cultura. Objetos, animais e humanos ganham forma nessas esculturas. Para algumas tribos eles servem para contar uma história e para outras servem para presentear e cultuar, em celebrações religiosas. Tornar pessoas animais, ou ao contrário, significa que o ancestral representado tinha alguma habilidade em especial. Nos dias de hoje os povos indígenas abandonaram quase que completamente a produção de totens. Os poucos que fazem, geralmente colocam à venda.

Publicidade

Os totens tiveram origem com na pré-história, quando o homem primitivo pendurava na entrada da caverna a pele dos animais que matava, em busca de proteção do ambiente, e para demonstrar coragem e força.

ANIMAIS

Cada animal tem uma representação na cultura indígena, assim como as cores.

Publicidade

1. Águia

Essa figura por si só já transmite poder; com seu voo muito alto e a visão aguçada, vê perigos a grandes distâncias. Ela representa coragem e honra.

2. Coruja

Animal que representa sabedoria e o espírito dos ancestrais, a coruja também possui a habilidade de desvendar códigos escondidos.

3. Corvo

Apesar de meter medo por seus poderes sobrenaturais e sua magia, esse animal inspira, traz sabedoria e criatividade.

4. Lobo

Para os indígenas os lobos são protetores da família e dos que precisam. É também considerado um líder dotado de grande inteligência.

5. Pássaro Trovão

Representando prestígio e senso de comando, o pássaro trovão é um ser mitológico que produz raios com o olhar e trovões ao bater as asas.

6. Sapo

O sapo representa mudanças e melhorias de vida. Sua presença é como um imã que atrai riquezas e estabilidade.

7. Tartaruga

Os totens de tartaruga servem para lembrar as pessoas a dar a atenção necessária às coisas mundanas.

8. Urso

O urso representa a transformação em homem, ou de homem em urso. Significa capacidade de aprender, resistência e maternidade. Em algumas culturas também representa o amor.

FORMAS

Assim como os animais, cada formato representa algo. Existe o brasão, que conta histórias; o pilar para fortalecer a morada; o mortuário, com restos do morto no alto e memorial, em respeito a um líder ou guerreiro. Neste último, a imagem da pessoa é esculpida.

Nas casas as cores da entrada são como boas vindas para quem entra. Cada cor representa algo diferente. Azul representa sinceridade, alegria, e as águas. Amarelo representa sol e luz. Vermelho remete ao sangue de guerreiros que lutaram nas guerras. Preto significa seriedade, comando e poder. Branco representa pureza, morte e paz. Verde são as grandes montanhas e as árvores.

Publicidade

Deixe uma resposta