Notícias e Atualidades

O que são vírus?

Quando pensamos em vírus sempre pensamos em algum tipo de vírus em particular, como por exemplo, o vírus da gripe ou da AIDS. Mas, nunca pensamos no vírus como um conceito de algo só. Pois, é este conceito que será apresentado neste artigo.

Publicidade

Primeiro para entender bem como um vírus pode ser nocivo começamos pelo seu próprio nome, vírus vem do latim, que significa toxina ou veneno. O vírus pode ser entendido, como basicamente, um organismo biológico que possui grande capacidade de se auto multiplicar. Isso por que possui uma estrutura celular que permite realizar o processo de automultiplicação. O vírus é tão nocivo que seu efeito pode adoecer animais e até mesmo vegetais.

O vírus possui um capsídeo de proteínas, este envolve o acido nucléico (que pode ser tanto RNA (Ácido Ribonucléico) como DNA (Ácido Desoxirribonuclico)). Alguns espécimes de vírus pode ter ainda uma capa lipidica que engloba diversos tipos de proteínas.

Publicidade

O curioso a respeito dos vírus é que eles sempre precisam de uma célula para poder fazer a replicação de seu material genético. Este processo de replicação é que produz copias da matriz, como se fossem xérox. Mas, imagine o seguinte que para fazer estas cópias o vírus toma para ele toda a estrutura da célula, é como se ele estragasse a máquina de xérox depois de usá-la. Este é o grande mal causado por vírus, ele destrói a célula que utiliza para se replicar. Essa infecção causada pelos vírus pode se dar tanto em células eucarióticas (animais, fungos, vegetais) como em células procarióticas (bactérias).

Publicidade

Deixe uma resposta