Artes e Cultura

O que é Metalinguagem?

Publicidade

A metalinguagem é um tipo de linguagem usada para descrever outra linguagem, é o ponto onde a linguagem se transforma num objeto para descrever a si mesma. A metalinguagem pode ser gramatica, mas também pode ter uma conotação mais livre como a empregada na poesia em que os versos falam sobre o ato de escrever versos.

Publicidade

A metalinguagem pode inclusive ser considerada um estilo de escrever, por exemplo, pois existem muitas formas de pratica-la. E mesmo sendo um conceito linguístico tão simples de ser compreendido a metalinguagem possui três variantes. As três formas de se fazer metalinguagem são incorporada, aninhada e ordenada.

A metalinguagem incorporada consiste em explicações contidas na própria linguagem, muitas vezes não há a intenção de se fazer uma metalinguagem, porém, não há como escapar. Um exemplo seria dizer que o cavalo X é marrom, o adjetivo marrom já constitui uma metalinguagem no fato de exemplificar que o animal é marrom.

Publicidade

Já a metalinguagem aninhada é aquela que apresenta níveis acima e abaixo, um bom exemplo é a classificação biológica dos seres vivos. Metalinguagem ordenada é criar uma linguagem para falar de outra linguagem e esse processo de criação de metalinguagem para explicar a linguagem anterior não tem fim.

Um exemplo de metalinguagem na poesia é:

1. Teus poemas, não os date nunca… Um poema
2. Não pertence ao Tempo… Em seu país estranho
3. Se existe hora, é sempre a hora extrema
4. Quando o anjo Azrael nos estende ao sedento
5. Lábio o cálice inextinguível…
6. Um poema é de sempre, Poeta:
7. O que tu fazes hoje é o mesmo poema.
(Mário Quintana).

Publicidade

2 Comentários

  • Gostaria de tirar uma dúvida. Eu faço algumas fotos da natureza. Ontem, tirei diversas da super lua, na primeira noite de 2018, e em uma delas, eu como fotografa, tirei uma foto da lua ao fundo comigo na frente clicando a imagem da lua. Isto poderia ser um exemplo de metalinguagem? Eu sou formada em Comunicação Social mas este conceito sempre me confunde um pouco, Aguardo retorno
    Esta foto da minha pergunta está no meu blog do G+ Patricia Pires

Deixe uma resposta